Publicado por: estherbarros | setembro 24, 2008

Anelídeos

Vulgarmente chamam-se anelídeos (Annelida – do latim annelus, pequeno anel) aos vermes segmentados – com o corpo formado por “anéis” – do filo Annelida como a minhoca e a sanguessuga. Esta segmentação mostra-se em aspectos internos e externos, incluindo músculos, nervos e órgãos circulatórios, excretores e reprodutores. São os primeiros animais na escala evolutiva dos animais a apresentar sistema circulatório. O sistema digestivo é completo, com presença de boca e ânus. Muitos têm respiração cutânea e outros, que vivem em ambiente aquático, respiram através de brânquias. Os anelídeos vivem no solo úmido, na água doce e salgada. Podem ser parasitas ou de vida livre. Alguns são hermafroditas, mas existem também os que apresentam sexos separados. Muitos anelídeos possuem cerdas quitinosas, estruturas existentes na parede do corpo e que, expandindo-se e retraindo-se, conferem, respectivamente, aspecto liso e áspero ao animal. As três classes em que se dividem os anelídeos são determinadas de acordo com a presença ou não de cerdas. Assim, os anelídeos podem ser classificados em:

OLIGOQUETAS: (do grego oligo: poucos; chaeta: cerdas) são os anelídeos com poucas cerdas que vivem tanto em ambientes terrestres quanto em água doce. A respiração destes animais é cutânea (pela pele). Ex: Minhoca.

POLIQUETAS: (do grego polys: muitos; chaeta: cerdas) estes anelídeos têm muitas cerdas, vivem geralmente no mar. Em cada segmento do corpo possuem apêndices locomotores. Outra característica comum é que cavam buracos na areia. Os poliquetos são carnívoros. Muitas vezes, são canibais, isto é, devoram outros poliquetos. Exemplos: sérpula e neréis.

HIRUNDÍNEOS ou AQUETAS: (prefixo a: não, sem; chaeta: cerdas) Os anelídeos deste grupo não possuem cerdas. O mais conhecido é a sanguessuga, que parasita animais diversos. Vive em riachos e pântanos. Nas extremidades de seu corpo existem ventosas: com uma delas a sanguessuga prende-se firmemente à pele de seu hospedeiro; com a outra, suga-lhe o sangue.

= CURIOSIDADES =

As sanguessugas produzem uma substância chamada hirudina, que impede a coagulação do sangue. Por isso mesmo foram muito utilizadas no século XIX para provocar sangrias em pessoas com pressão alta. Várias sanguessugas, que podem ingerir várias vezes o seu peso em sangue, eram colocadas sobre o paciente.

As minhocas atuam como verdadeiros “arados naturais”, construindo galerias subterrâneas, revolvendo o solo e, assim, aumentando sua aeração e a drenagem de água.

Cresce em todo o mundo a minhocultura, ou criação de minhocas, com a finalidade de produzir humo para a agricultura. O humo de minhocas não tem cheiro forte e pode ser armazenado por vários meses sem perda de qualidade. As minhocas são também utilizadas para a fabricação de rações animais, pois são relativamente ricas em proteínas.


Respostas

  1. Gostaria de informar-me sôbre a criação de analideos aquetas, por um acaso os senhores pode indicar-me onde aprender ou como aprende ou com quem?
    Muito grato

  2. isso é mara!!!!!!!!!!!!!!!!m ajudo no super trabalho de biologia

  3. muito bom

  4. adoooooooooooooooorei!!!!!!

  5. muito era o que eu precisava para o meu trabalho de biologia

  6. ADOREI A PESQUISA ME AJUDOU MUITO NO MEU TRABALHO DE CIENCIAS,FIQUEI ROSA CICLETE COM O RESULTADO DA PESQUISA MAIS É UMA TREVA ESSAS IMAGENS NÉ? XAU ADOREIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!ADOREI PIRUA

  7. nossa eu só tenho 6 anos e nem tenho medo disso quem te coragem de comer isso

  8. Muito explicativa me ajudou bastante!

  9. pow gosteii desse site,deixou tudo esclarecidissimo e ainda com exemplos

  10. Muito obrigada, me ajudou muito em meu trabalho de ciências!
    Valeu, Ana Clara.

  11. #@Mim ajudou muito no meu seminário vlw …


Deixe um comentário

Categorias